quarta-feira, 3 de junho de 2009

Design Gráfico

Queridos, mais uma vez fui displicente em minhas postagens e tem quase um mes que não escrevo nada novo, o negocio é que essa historia de blog, por mais besta que pareça as vezes nos toma muito tempo, assim como tantas outras coisas que a nossa amada tecnologia coloca a disposição nos tornando dependentes e com um dia curtiiinho de tanta coisa pra ver checar e atualizar,e-mails, blogs,orkut,twitter,msn, listas de discução....e ainda tem que trabalhar estudar criar....ufa!esse é o homem moderno, rsrsrs.







Prometi a mim mesmo que jamais postaria textos tão grandes, mas esse não tem como, pois o assunto e´extenso demais e parece aquelas conversas onde uma coisa muito importante puxa a outra.







Mas voltando ao assunto DESIGN posto aqui pra vocês uma participação especial na criação de uma marca em conjunto com o designer Raphael Lucas Silva( boyfriend ;)).

Fazer gráfico pra mim sempre foi uma dificuldade, mas com o tempo aprendi que mesmo que eu não me iguale a aqueles que realmente se dedicaram a fazer isso desde o inicio( e vice versa pra jóias) em termos de rapidez e facilidade de expressão, temos todos os subsidios para atuarmos de maneira etica e com qualidade em todas as áreas de design, isso porque tivemos a mesma base na academica, o que nos distingue são nossas experiencias empiricas,enrriquecidas no dia a dia ao enfrentarmos os clientes, processos produtivos, briefings e necessidades.

Outra coisa que eu percebo muito é que NÓS designers sempre temos uma opinião a respeito de tudo, de cada projeto somos criticos e nunca um trabalho alheio parece estar"fechado"( e de fato nunca está) mas acredito também e hoje já me encontro em um estágio onde antes da critica me pergunto que dificuldades ou tipos de clientes aquele profissional encontrou,não estou querendo dizer que sou melhor que ninguem, mas hoje na pouca experiencia que acumulei posso dizer que quanto maior é a capacidade de se refletir acerca dessas questões mais maduros estamos(ou vai dizer que quando agente entra lááá no primeiro ano e aprendemos o primeiro conceito de Design nada mais parece "prestar"aos nossos olhos?rsrsrs). :D

Assim aconteceu com esta marca , o briefing É EXTENSO e o mais gratificante é que no meio de todas as exigências ele englobou todas e ainda deixou o cliente "plenamente satifeito"( palavras do próprio).

O simbolo foi desenvolvido por mim e arrumação e fontes pelo Raphael, isto é outro ponto fundamental a se citar, o leiaute e as fontes são de EXTREEEMA importancia! Do jeito que eu tinha feito inicialmente não estava adequado, praticamente matando todo o meu trabalho, hehehe( mais uma vez a tal experiencia!).


Outra experiencia que tive esta semana que passou também estava ligada ao Design gráfico, meu querido amigo Jacinto - ou Jota Neto como ele insiste em se apresentar- que leciona no IFPA, o antigo Cefet, me convidou a participar do I DEP( desafio estudante profissional) uma competição de design grafico entre os alunos dele, mais informações acessem http://jotabloga.blogspot.com/ e lá estava eu, julgando trabalhos de varios grupos que certamente tiveram muito trabalho,gastos pessoais, ficaram sem dormir, passaram por situações engraçadas,dramáticas( aposto como o computador de alguem deu pau na hora que mais precisava pois essa é classica na nossa vida!) e sentiram na pele uma amostra grátis do que ainda está por vir pela frente mas ali por ser uma competição somente dois iriam levar mesmo que fosse por pouco( como foi).


Primeiro parabenizo o Jacinto pela iniciativa que foi impar e que certamente fez toda a diferença na vida daqueles 21 futuros designers, sei que ele recebeu muitos elogios e parabens de pessoas com o "cargo" muito mais elevado que o meu, mas meu humilde parabéns vem de forma respeitosa e carinhosa de quem nasceu junto com ele no Design e viu as primerias iniciativas desáinisticas desse muleque chaaaato que não para de falar e quer mandar em todo mundo :P


Em segundo lugar parabens aos alunos do cefet, quanta disposição!Eles realmente se mostraram inteiramente comprometidos com o que, para outras pessoas poderia ser somente uma brincadeira um pouco mais seria de escola. E por fim parabens aos classificados por terem se doado de forma a deixar transparecer nos projetos a diferença que os levou a final. Beijo a todos

Um comentário:

Anônimo disse...

pois é clara vc descreveu de fato tudo q aconteceu..foi realmente um corre,corre...horas sem dormir...computador dando bug...enfimm
mais valeu a pena...e o jacinto justos(hehe)foi nota 10 no desafio...
valew por sua contribuição...
dienes(mov design)